Notícias

29/04/2019

Coordenador do SEM-PR e secretário municipal de Cultura de Araucária se reúnem no Museu Tingüi-Cuera

No último dia 25 de abril, o coordenador do Sistema Estadual de Museus do Paraná (SEM-PR), Renê Wagner Ramos, e o secretário Municipal de Cultura de Araucária, Eduardo Tavares Lira, se reuniram para tratar sobre as novas ações da Cosem e dar início ao processo de utilização da Rede de Informações Museus Paraná | Pergamum Museus.

No mesmo dia as equipes do Museu Tingüi-Cuera e do Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres, em Araucária, passaram pela primeira etapa do treinamento do Pergamum Museus, base de dados para gestão de acervo museológico. A capacitação foi dirigida ao corpo técnico dos dois setores da Secretaria Municipal de Cultura de Araucária. A ação integra as atividades de fortalecimento e expansão do Sistema Estadual de Museus.

Inaugurado em 11 de fevereiro de 1980, no prédio da extinta Companhia São Patrício, o Museu Tingüi-Cuera foi transferido em 1982 para a sede atual nas antigas instalações da Indústria Torres. O nome é uma homenagem aos índios Tingüis, antigos povoadores da região. Tingüi-Cuera significa “local onde habitam os Tingüis que são valentes e destemidos”.

O acervo do museu reúne objetos de época, datados a partir do final do século XIX, que foram doados por moradores do município. O espaço conta com três salas destinadas à exposição histórica de longa duração e três salas para exposições artísticas e históricas temporárias. Possui ainda uma reserva técnica destinada para guarda, conservação e preservação do acervo tombado e não tombado, utilizado nas mostras; e uma biblioteca composta por 244 itens, entre livros, catálogos, e material audiovisual, das áreas de museologia, artes e história.

Pergamum Museus
O Pergamum é um sistema que possui as principais funções de atendimento de uma biblioteca e facilita a gestão dos centros de informação, usado por diversas instituições nacionais e internacionais. Fruto de uma parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), desde 2012 o software vem sendo desenvolvido para a gestão dos acervos museológicos. Alguns espaços já usam o sistema, que está em constante desenvolvimento. Os acervos catalogados podem ser acessados no site www.memoria.pr.gov.br.

Serviço
Museu Tingüi-Cuera
Rua Ceará , 65, Cachoeira, Araucária.
83701-623 | 41 3901-5037 | museutinguicuera@araucaria.pr.gov.br
Entrada gratuita
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.