Notícias

22/03/2019

Equipes do TECPAR e da Cosem se reúnem para uso de software fornecido pela Secretaria da Cultura

O sistema Pergamum Museus possui as principais funções de gerenciamento de acervos museológicos e centros de informação


A equipe do Espaço Memória, do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Rogério Oliveira, Marta Mendes e Janaik Baum, recebeu a visita técnica da gestora da Rede de Informações Pergamum Museus da Cosem/SEEC, Ellen Nascimento, na última quarta-feira (20) para orientação a respeito do funcionamento do sistema. Em breve a equipe passará pela primeira etapa do treinamento do Pergamum Museus, base de dados para gestão de acervos bibliográficos e museológicos. A ação integra as atividades de fortalecimento e expansão do Sistema Estadual de Museus do Paraná.

O TECPAR é uma instituição científica e tecnológica na área da saúde que tem como foco de atuação o desenvolvimento e a produção de medicamentos estratégicos para a saúde pública brasileira e o apoio ao desenvolvimento tecnológico e ao empreendedorismo inovador. Desde 2018 foi iniciado o projeto da criação do Espaço Memória com o intuito de valorizar a cultura científica produzida no Paraná a partir da memória institucional, que contará com os mais de 66 mil objetos museológicos.

Pergamum Museus
O Pergamum é um sistema que possui as principais funções de atendimento de uma biblioteca e facilita a gestão dos centros de informação, usado por diversas instituições nacionais e internacionais. Fruto de uma parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), desde 2012 o software vem sendo desenvolvido para a gestão dos acervos museológicos. Alguns espaços já usam o sistema, que está em constante desenvolvimento. Os acervos catalogados podem ser acessados no site www.memoria.pr.gov.br.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.